O Wegovy começou a ser vendido no Brasil essa semana e muitos estão em dúvida sobre qual a diferença dele para o Ozempic, que temos disponível há anos. Ambos têm o princípio ativo semaglutida, mas são usados para finalidades diferentes e de maneiras diferentes. Ozempic é prescrito principalmente para o tratamento do diabetes tipo 2, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue e ao mesmo tempo promovendo a perda de peso como um efeito colateral benéfico. Em contraste, o Wegovy foi aprovado especificamente para o controle crônico do peso em obesidade ou sobrepeso.
O Ozempic é normalmente tomado uma vez por semana para apoiar o controle do diabetes, na dose máxima de 1mg por semana, enquanto o Wegovy também é administrado semanalmente, mas em uma dose mais elevada, adaptada para metas de perda de peso, podendo chegar à dose máxima de 2,4mg por semana. Como o aumento de dose é gradual, o Ozempic é vendido em canetas que permitem 3 doses diferentes (0.25mg, 0.5mg e 1.0mg), enquando o Wegovy é vendido com 5 opções de dose (0.25mg, 0.5mg, 1.0mg, 1.7mg e 2.4mg).
O que acontecia até o momento é que, como não tínhamos o Wegovy disponível no país, nossa única opção era indicar o Ozempic mesmo para pacientes que teriam a indicação de Wegovy, com a limitação de que não era possível chegar na dose de 2.4mg, já que a caneta do Ozempic não permite essa dose. Alguns pacientes já faziam a dose de 2.0mg, que era a mais próxima da máxima, mas isso implicava em duas aplicações de 1.0mg cada (ou seja, duas furadas) de uma vez e em consumir duas canetas por mês. A chegada do Wegovy permite o uso na dose máxima, com menos furadas e com uma compra mensal, o que leva a um menor custo.
Consultar um endocrinologista é essencial para determinar a melhor abordagem para controlar a diabetes ou a obesidade. Tanto o Ozempic quanto o Wegovy podem ser eficazes em suas funções, mas fatores de saúde individuais e os objetivos do tratamento devem ser considerados. Se a intenção é controlar a glicemia ou perder peso, há esperança e soluções disponíveis com o uso dessas medicações inovadoras.